Organizado como parte dos esforços para fortalecer os laços entre Kerala e a nação caribenha, a abertura do evento contou com a presença do ministro-chefe do estado, Pinarayi Vijayan, e do embaixador da ilha em Nova Délhi e concorrente no Nepal e Butão, Alejandro Simancas.
Vijayan jogou uma partida amistosa com a grande mestre internacional Lisandra Ordaz, que lidera a equipe cubana de xadrez no torneio.
Por ocasião do evento, o diplomata cubano realizou várias trocas amistosas.
A principal atração da programação do festival é o confronto entre os grandes mestres indianos Rameshbabu Praggnanandhaa e Nihal Sarin, atualmente classificados em 15º e 44º lugares no ranking mundial, respectivamente.
Também inclui jogos simultâneos, um torneio de jovens talentos, uma competição entre Kerala e Cuba em todos os três formatos: Blitz, rápido e padrão, além de sessões de treinamento com o internacional indiano V Saravanan e o grande mestre R B Ramesh.
A ilha caribenha também será representada pelos grandes mestres Dylan Berdayes e Elier Miranda, e pelo mestre internacional Rodney Pérez, enquanto SL Narayanan, Jubin Jimmy, Goutham Krishna H e Nimmy A G competirão pela equipe de Kerala.
mem/lrd/bm