Segundo o site www.acn.cu, o workshop contará com a presença de especialistas franceses em áreas como aeronáutica e metalurgia e membros da Confederação Geral do Trabalho (CGT), que durante o evento formalizarão um projeto de colaboração para formação de inspetores .sindicatos e também visitará centros de interesse económico.
O diretor de capital humano da Empresa Provincial de Alojamento de Matanzas, entidade patrocinadora, Gustavo Vargas, disse que o encontro permitirá a apresentação de resultados de estudos que visam a criação de ambientes de trabalho mais seguros.
Até o momento, cerca de 20 comunicações foram recebidas para discussão na Universidade de Matanzas (UM) e na sede da Central dos Trabalhadores Cubanos (CTC) nesta província, explicou também o membro da comissão organizadora.
O professor da UM, Yoel Almeda, destacou que o intercâmbio académico pode ajudar a tornar visíveis soluções para melhorar o contexto em que trabalham os funcionários de sectores estratégicos como o turismo, particularmente em instalações hoteleiras.
Almeda destacou que a aliança entre a Universidade e as empresas da região permite há anos o desenvolvimento de pesquisas com contribuições concretas ao reduzir os riscos e a prevalência de doenças ocupacionais.
O site destaca que, segundo a Associação Internacional de Ergonomia, esse termo se refere ao conjunto de conhecimentos científicos aplicados para que o trabalho, os sistemas, os produtos e os ambientes se adaptem às capacidades e limitações físicas e mentais da pessoa.
lam/ads/glmv