No segundo dia da fase de qualificação desta disciplina, a costarriquenha Kristel Morales, de 16 anos, colidiu com a canadiana Stephanie Chan, de 66 anos, que é a mulher mais velha a participar nesta prova continental.
Juventude e experiência se chocaram num jogo apaixonante que durou até o quinto set, pois nenhum dos competidores deu descanso ao rival, apesar do meio século de idade que os separa.
No final a vitória foi para o canadense Chan, que conseguiu superar a diferença de 2 a 1 que o jovem centro-americano havia conseguido.
Em declarações ao site oficial do Santiago 2023, a veterana tenista em cadeira de rodas declarou que foi uma partida difícil devido ao bom jogo da adversária, contra quem já havia lutado no ano passado.
Ele acrescentou que desta vez os paratletas são bem mais jovens em relação a Lima 2019.
Morales, que estreou nos Jogos Parapan-Americanos, disse que parte do esporte é aprender com pessoas com muito mais experiência para melhorar e continuar praticando. “Ainda há um longo caminho a percorrer”, disse ele.
O portal de games informou que no próximo mês Stephanie Chan enfrentará outro compromisso complexo, quando será submetida a uma cirurgia cardíaca, e a partir daí iniciará sua preparação para Barranquilla 2027.
lam/car/eam/glmv