A cerca de 425 quilômetros a norte desta cidade, Luang Prabang é famosa pelos seus templos de origem budista e foi a primeira capital do país, estatuto que manteve até 1975.
Considerado o principal destino turístico do Laos, em 1995 foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Aí, Remigio Ferro e os seus companheiros visitarão os tribunais populares provinciais e do Distrito 1, visitarão locais de interesse como o centro de artesanato tradicional Xang Khong-Xieng Lek, e serão recebidos pelo governador e membro do Comité Central do Partido Popular Revolucionário de Laos, Khamkhun Chanthavisouk.
A delegação de juristas cubanos regressa amanhã, sábado, a esta capital, onde continuará o seu programa com uma visita ao Centro de Investigação de Alimentos e Medicamentos do Ministério da Saúde antes de viajar ao Vietnã.
O presidente do TSP realizou aqui na véspera uma intensa agenda de trabalho, que incluiu uma reunião bilateral entre os tribunais superiores dos dois países também liderada pelo seu homólogo Viengthone Siphandone, e fez uma visita de cortesia ao presidente da Assembleia Nacional, Xaysomphone Phomvihane.
Ele também se reuniu com o chefe da Procuradoria Popular Suprema do Laos,
Remigio Ferro e a delegação que o acompanha chegaram aqui vindos de Hanói e a sua primeira atividade nesta nação indochinesa foi a colocação de uma coroa de flores no monumento erguido em memória do Presidente Kaysone Phomvihane.
Durante a sua anterior estadia no Vietname, o chefe do TSP elogiou o intercâmbio dinâmico que existiu com o Supremo Tribunal Popular daquele país, ao qual agradeceu o apoio e cooperação no domínio tecnológico.
Há pontos semelhantes nas abordagens estratégicas de ambos os tribunais, que têm a ver com o compromisso de construir uma pátria socialista, próspera e fortalecida sob a orientação do Partido Comunista e com a ideia clara de servir o povo, disse Remígio Ferro em reunião com o vice-chefe do TSP vietnamita, Pham Quoc Hung.
Também destacou as profundas e valiosas trocas de experiências em justiça mantidas por ambas as instituições e recordou as visitas de alto nível realizadas pelo TSP do Vietname a Cuba.
Remigio Ferro e a sua delegação visitaram ainda a Academia de Tribunais e o Centro de Acompanhamento e Funcionamento das Atividades do TSP, e realizaram uma sessão de trabalho com o Tribunal Popular de Hanói, com o objetivo de promover o intercâmbio de grupos de especialistas e informações e experiências da reforma judicial.
jha/mpm/ls