Esse número representa 7,6 porcento de todos aqueles que vivem nas sombras nos Estados Unidos, o que coloca El Salvador atrás do México, com a maior população de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, disse o Pew.
No total, a população imigrante não autorizada nos Estados Unidos atingiu 10,5 milhões em 2021, segundo estimativas do Pew Research Center, embora outras estatísticas, ainda conservadoras, coloquem o número em mais de 15 milhões de pessoas.
Durante anos, os esforços para corrigir o disfuncional sistema de imigração para beneficiar os mais de 11 milhões de pessoas que esperam viver sem o medo de serem separados das suas famílias e de serem deportados falharam em Washington.
Os salvadorenhos vivem principalmente nos estados da Califórnia (32 porcento), Texas (14 porcento), Maryland (8 porcento), Nova Iorque (8 porcento) e Virgínia (7 porcento). Maryland e Virgínia são estados vizinhos da capital Washington, onde os salvadorenhos também constituem um importante núcleo populacional.
A Pew descobriu que, a nível regional, El Salvador está acima da Guatemala, que adicionou 700 mil migrantes não autorizados, e das Honduras, onde chegaram 525 mil. Juntos, os três países somaram cerca de 2 milhões de imigrantes indocumentados, ou seja, quase 20 porcento do número total de migrantes irregulares.
lam/lb/glmv