Fernández realizará neste sábado suas duas últimas partidas no Centro Olímpico de Treinamento Ñuñoa, na classe C1, nas quais os atletas competem em cadeiras de rodas, sem mobilidade nas pernas, severas limitações de movimento do tronco e com raquetes amarradas nas mãos para garantir aderência e controle.
O representante caribenho enfrentará primeiro o argentino José Bustamante, invicto há três jogos e que é seu principal adversário na disputa pela medalha de ouro; enquanto fechará jogando contra o chileno Vicente Leyva (saldo de uma vitória e um revés).
Nos dias anteriores, o cubano obteve vitória contra o americano Michael Godfrey por 3 a 0 (11-7, 11-5, 11-5) e contra o argentino Fernando Eberhardt também por raspagem (11-7/11-6/11). – 8).
O atirador Suárez participará da prova de pistola livre a 25 metros, prova mista (participam homens e mulheres sem distinção de sexo), que terá sua fase de precisão às 09h, horário local, e a fase de tiro rápido às 11h: 00h00, no campo de tiro Pudahuel.
O jovem atleta, natural da província ocidental de Matanzas, terá como rivais três brasileiros – Sergio Vida, Debora Campo e Gerardo Von Rosenthal – e três americanos: Michael Tagliapietra, Marco de la Rosa e Yanxiao Gong.
Da mesma forma, os nadadores Yunerki Ortega nos 50 metros livre categoria S-11 (totalmente cego) e Yosjaniel Hernández nos 200 m combinados categoria SM7 (inclui deficientes físicos com limitações moderadas e atletas muito baixos) também buscarão medalhas no sábado. Por fim, outros dois atletas cubanos tentarão subir ao pódio no parapeso: Enmanuel González (49 kg) e Jesús Enrique Cuevas (72 kg), em ambos os casos incluídos entre os quatro melhores em suas respectivas categorias, segundo registros de inscrição .
As competições de paranatação acontecem no centro aquático do Complexo Esportivo do Estádio Nacional, enquanto os parapentes discutem as medalhas no Ginásio Chimkowe, no município de Peñalolén, região metropolitana da capital.
Cuba aspira a superar as 13 medalhas de ouro, 10 de prata e 16 de bronze conquistadas na edição anterior de Lima-2019.
rgh/jcm/ml