Da mesma forma, o objetivo deste aniversário é conscientizar sobre o alcance dos anticoagulantes, bem como destacar a importância dos tratamentos médicos para evitar complicações de saúde.
Paciente anticoagulado é uma pessoa com histórico de valvopatia ou síndrome coronariana aguda, que toma medicamentos prescritos para prevenir a coagulação sanguínea e a subsequente ocorrência de embolias e tromboses venosas ou arteriais.
Os anticoagulantes são medicamentos que inibem ou retardam o tempo de coagulação do sangue, evitando a formação de coágulos e sua circulação na corrente sanguínea.
Esses medicamentos reduzem o risco de infartos do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e bloqueios nas artérias e veias, entre outras doenças, ao prevenir a formação de coágulos sanguíneos ou o seu aumento de tamanho.
No entanto, eles não conseguem dissolver coágulos previamente formados.
As pessoas que devem seguir o tratamento anticoagulante são aquelas que tiveram uma válvula cardíaca substituída e sofrem de fibrilação atrial, flebite, embolia pulmonar, trombose, insuficiência cardíaca e obesidade.
Alguns efeitos colaterais ou contra-indicações dos anticoagulantes são inchaço abdominal, gases intestinais, náuseas e vômitos, diarreia, perda de apetite, hematomas frequentes, icterícia, urticária ou coceira e queda de cabelo.
Ao diagnosticar pacientes com esse tipo de problema, é realizado um exame de sangue para medir o tempo de coagulação do sangue, além de ressonância magnética e flebologia, para identificar a localização dos coágulos sanguíneos no corpo.
Recomenda-se que esses indivíduos não consumam bebidas alcoólicas ou cigarros, sigam uma alimentação balanceada, ingerirem doses de vitamina K contidas em alimentos como fígado, peixe, brócolis, espinafre, couve-flor e repolho, entre outros.
rgh/abm/ml