Os Blues conquistaram o primeiro lugar nesta sexta-feira ao vencer os Roosters por 6 a 2, em jogo onde o lendário Frederich Cepeda fez um home run e se tornou o maior produtor de rebatidas extra-base nos campeonatos cubanos de beisebol (854).
A vitória do time de Havana veio na terceira e quinta entradas, quando produziram pacotes de três corridas.
Nesses clusters houve protagonismo para Roberto Acevedo e Rubén Valdés, pilotos de duas voltas cada com triplos e jits, respectivamente.
O titular Jonathan Carbó (5.0 IP, 1CL, 7H, 2K, 3BB) assinou a vitória e contou com o apoio de quatro arremessadores do bullpen.
Com seu clube de retorno completo, Cepeda do Sancti Spiritus superou Orestes Kindelán, agora aposentado, no total de rebatidas com mais de uma base, somando 447 duplas, 54 triplas e 353 home runs, segundo os arquivos do estatístico Benigno Daquinta.
A jornada de ontem, a primeira da terceira subsérie do torneio, foi completada com as vitórias de Santiago de Cuba sobre Artemisa (1-0) e Matanzas contra Las Tunas (10-0).
Os Eastern Wasps decidiram o jogo no quinto inning com um sacrifício fly de Yordan Manduley e quatro arremessadores cuidaram do resto liderados pelo vencedor Yosiel Serrano (6.0 IP, 3H, 2BB) e a tarefa foi completada por Carlos Santana com uma defesa .
Apesar de registrar uma largada de qualidade, Erlys Casanova (6.0 IP, 4H, 5K, 2BB) sofreu o revés para os Hunters.
Num confronto mais desproporcional, os Crocodilos derrotaram os Lenhadores por nocaute, comandados pelo bastão de Ariel Sánchez (3-3), que acertou um Grand Slam na quarta entrada, o primeiro gol de devolução completo da equipe de Matanzas no campeonato, e Ele dirigiu em cinco corridas.
O sucesso foi alcançado pelo apaziguador Haykel Parra (2.2IP, 1H, 2K), enquanto Eliander Bravo assumiu o fracasso.
Para os vencedores, Yordanis Samón fez 0 a 4, mas tem os olhos dos estatísticos, dos historiadores e da imprensa, pois está a uma base a mais de entrar no seleto clube de 700 acertos como este, formado por apenas seis jogadores na história dos torneios nacionais da ilha.
Na classificação atrás de Industriales (6-3) aparecem Sancti Spíritus (5-3), Santiago de Cuba (5-4), Matanzas (4-4) e Las Tunas e Artemisa fecham a ordem, ambos com 3-6.
A liga cubana de inverno prevê 40 jogos por equipe na fase preliminar, da qual sairão os semifinalistas que buscarão o título em janeiro.
rgh/nrg/ml