Às 09h00, hora local, desde o Castillo de San Felipe os 112 pilotos de 14 equipas desta terra e cinco estrangeiros acompanharão de perto o europeu de 27 anos do Canel’s Pro Ciclyng, no México.
Outros nomes que se ouviram desde o início são os dos equatorianos Nixon Rosero e Stalin Puentestar, que representam a seleção de seu país.
O experiente corredor dessa mesma nação sul-americana Byron Guamá, integrante do Movistar Best PC, se destaca por ocupar a melhor posição no ranking da especialidade, e já pontuou entre os 10 primeiros no início.
O campeão guatemalteco das duas últimas edições e grande favorito da pré-competição Mardoqueo Vásquez (Hino-One-Suzuki), entrando a mais de 10 minutos dos líderes no percurso de abertura, tentará diminuir a diferença.
O Pacto Por El Deporte-GW Shimano da Colômbia também animará o percurso de sábado, que tem em suas fileiras o cafeicultor Winner Anacona, vencedor da etapa dos Grand Tours.
O maior festival esportivo deste Estado centro-americano inclui 10 dias de batalha em 1.452 km no total, com 60 prêmios intermediários, 30 prêmios de montanha e 30 gols voadores.
Os organizadores reconhecerão o líder geral individual, melhor guatemalteco, líder em gols voadores, premiação de montanha, regularidade, campeão sub-23 e vencedor da etapa.
Em maio de 2019, o Ministério da Cultura e Desportos distinguiu a Vuelta a Guatemala como Património Cultural Imaterial da Nação, por levar alegria a diferentes populações.
rgh/znc/ml