A nota emitida poucas horas após a vitória de ontem por 3 a 2 dos Leones explica que foi feita uma conexão com o polêmico taco que teve um impacto decisivo no placar final.
“A direção do time espirituano fez uma denúncia oportuna do fato e procedeu à retirada do taco e o submeteu à avaliação, sem interromper o jogo, como estabelecem as regras oficiais do beisebol”, acrescenta o texto.
Como conclusão das investigações, os especialistas determinaram que o taco não consta na lista de tacos permitidos para a série nacional e a Liga de Elite, e que seu selo original havia sido removido na área de contato, mas não no cabo.
A declaração argumenta ainda que o implemento é reforçado com uma empunhadura de borracha que excede as 18 polegadas declaradas, o que altera o fator de distância na conexão da bola.
“De acordo com as regras do evento, o jogador envolvido no incidente, Yoasnier Emilio Pérez, é expulso da partida e não poderá jogar na partida correspondente ao jogo de domingo”, sublinha a informação da Comissão Nacional.
A nota confirma que a reclamação da equipe Sancti Spíritus foi aceita e a decisão foi tomada para retomar o jogo hoje a partir do momento em que o implemento inelegível foi usado, na quinta entrada com dois corredores e o placar empatado em duas corridas.
Os organizadores reiteram que o horário de reinício do jogo é 13h30, horário local, e meia hora após o término do jogo, o jogo correspondente à data começará, mas em sete entradas.
Nos outros resultados de sábado, Artemisa e Las Tunas emparelharam suas respectivas subséries com placares idênticos aos do primeiro dia.
O Los Cazadores devolveu a vantagem de 1 a 0 ao Santiago de Cuba, apoiado pela 296ª defesa da vida de José Ángel García, o líder de todos os tempos nesse quesito.
Por sua vez, Los Leñadores responderam com uma goleada sobre Matanzas (11 a 0), uma vitória de Dariel Góngora, que lidera o ranking de eficiência com 17 entradas sem permitir uma corrida, e uma explosão ofensiva de Rafael Viñales, autor de dois home runs e cinco corridas impulsionadas, para assumir a liderança do torneio em ambas as categorias, com três e onze, respectivamente.
O Industriales manteve o primeiro lugar na classificação com um registro de 6-3, seguido por Sancti Spíritus (5-3), Santiago de Cuba (5-5), Matanzas (4-5), enquanto Artemisa e Las Tunas (4-6) fecham a classificação,
mem/nrg/mb