De acordo com a página oficial da agência no Telegram no domingo, “um total de 408 russos e suas famílias que vivem na Faixa de Gaza foram transferidos para Moscou desde o início da operação de evacuação”.
A declaração disse que até agora mais de 550 pessoas cruzaram a fronteira entre Gaza e o Egito, incluindo 230 crianças.
Depois que os refugiados deixam a Faixa de Gaza, eles são enviados para a capital egípcia, de onde são levados de avião para Moscou, onde são alojados em abrigos temporários e recebem cuidados médicos, informou o Ministério de Emergências.
Israel tem mantido o enclave palestino de Gaza sem suprimentos básicos desde 9 de outubro, forçando centenas de milhares de civis a se deslocarem para o sul do enclave, onde a ajuda humanitária internacional está chegando pela passagem de Rafah na fronteira egípcia.
Vários países pediram a Israel que estabelecesse um cessar-fogo; também se multiplicam as vozes a favor de uma solução de dois Estados como a única maneira possível de alcançar uma paz duradoura na região.
Até o momento, as hostilidades resultaram em cerca de 1.200 mortos e quase 5.500 feridos em Israel e mais de 12.000 mortos e 29.000 feridos entre os habitantes de Gaza, que estão sofrendo com o bombardeio indiscriminado do exército israelense.
mem/gfa/mb