O grupo formado por 18 pessoas manifestou grande interesse em investir na indústria transformadora (farmacêutica, têxtil e vestuário, química), na agricultura e transformação de produtos agrícolas, na saúde e nas tecnologias de informação e comunicação, revelou a Comissão de Investimentos (EIC) local.
Tendo em conta os visitantes, o Vice-Comissário do EIC, Temesgen Tilahun, apresentou uma atualização sobre as políticas de investimento, setores prioritários e incentivos para investir na Etiópia.
No início do mês, a revisão dos laços bilaterais de comércio e investimento, bem como a exploração de áreas de cooperação, foi o foco da sexta sessão do Comitê Misto de Comércio Índia-Etiópia durante dois dias.
A reunião foi co-presidida pelo conselheiro econômico do Departamento de Comércio do Ministério do Comércio e Indústria da Índia, Priya P. Nair, e pelo executivo sénior de Integração Comercial Internacional e Regional da carteira de Comércio e Integração Regional da Etiópia, Tages Mulugeta.
Ambas as partes concordaram em resolver rapidamente todas as questões que impedem o comércio bilateral e facilitar a promoção nesse setor entre os dois países.
Entre as áreas de cooperação a serem exploradas estavam produtos de saúde e farmacêuticos, automóveis, têxteis, projetos de infraestrutura, processamento de alimentos e produtos agrícolas, entre outros.
Segundo fontes oficiais, o comércio entre a Índia e a Etiópia ascendeu a 642,59 milhões de dólares em 2022-2023, sendo o país asiático o segundo maior exportador para Adis Abeba.
As empresas indianas estão entre os três principais investidores estrangeiros, com um montante de 5bilhões de dólares, dos quais cerca de 3 a 4 bilhões de dólares estão no terreno.
Os principais destinos destes investimentos são a agricultura e a floricultura, engenharia, plásticos, indústria transformadora, algodão e têxteis, gestão de água, produtos farmacêuticos e cuidados de saúde.
lam/rmn/ls