De acordo com um comunicado da organização, a reunião foi realizada na residência de Olivos, com o objetivo de iniciar o processo de transição institucional entre as equipes nomeadas por ambos nas diferentes áreas do governo.
No domingo, o líder da La Libertad Avanza, Javier Milei, foi eleito presidente com 14.476.462 votos (55,69%), enquanto o representante da Unión por la Patria, Sergio Massa, registrou o apoio de 11.516.142 cidadãos (44,30%), de acordo com dados provisórios.
Depois que os resultados foram anunciados, Fernández destacou o comparecimento às urnas, que ultrapassou 76% dos mais de 35 milhões de cidadãos, e pediu uma transferência ordeira.
Sou um homem da democracia e não valorizo nada mais do que o veredicto do povo”, escreveu o presidente em seu perfil no site de rede social X.
Por sua vez, Massa enfatizou a necessidade de criar mecanismos de ligação e transição para a mudança democrática para que os argentinos nos próximos dias não tenham dúvidas ou incertezas quanto ao funcionamento econômico, social, político e institucional normal do país.
Os cidadãos escolheram outro caminho e a responsabilidade de dar certeza e garantias sobre o funcionamento do país é do novo presidente. Esperamos que ele faça isso, disse ele.
Também enfatizou o valor da coexistência democrática e do respeito ao próximo e agradeceu o apoio recebido dos sindicatos, das organizações sociais e da sociedade civil.
De acordo com o Página 12, Massa colocou à disposição de Fernández a equipe de transição para a economia, que será liderada por Gabriel Rubinstein, Leonardo Madcur, Raúl Rigo e Miguel Pesce para o Banco Central.
mem/gas/bm