O representante do governo indiano para a organização da reunião, Sherpa Amitabh Kant, considerou o evento como um dos mais importantes desde a conclusão da Semana de Alto Nível da 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU e da Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Essa oportunidade será um espaço para discutir a implementação da declaração adotada por unanimidade na Cúpula de 9 e 10 de setembro em Nova Delhi, para compartilhar opiniões sobre a melhoria da cooperação nos desafios críticos enfrentados pelo mundo e para abordar as lacunas na governança global, disse ele.
Também servirá para reafirmar o compromisso com os ODSs e avançar em direção a um sistema multilateral revitalizado e melhor posicionado, com um impacto positivo na vida das pessoas, disse ele.
Kant lembrou que essa reunião foi convocada pelo primeiro-ministro indiano Narendra Modi no final da reunião em Nova Delhi com o objetivo de acompanhar as propostas e orientações fornecidas pelos países do bloco econômico e dar impulso à implementação dos resultados da Cúpula de Délhi.
A Cúpula de Líderes do G20 virtual será a última reunião organizada sob a presidência indiana, já que o Brasil assumirá a liderança do bloco a partir de 1º de dezembro.
No entanto, a Índia continuará fazendo parte da troika até 2024, juntamente com a África do Sul.
oda/lrd/bm