O chefe da missão diplomática especificou que as conversações decorrem tanto a nível dos governos como entre empresas privadas do setor com o objetivo de conseguir envios de combustível russo para o Paquistão, destacou a agência de notícias Sputnik.
Jamali destacou que ambas as partes estão atualmente estudando questões técnicas como forma de pagamento, volume de compras e outras questões.
Relativamente à moeda em que seriam feitas as transações, o embaixador sublinhou que “todas as opções estavam sobre a mesa”.
A Rússia tem considerado desdolarizar o seu comércio externo para reduzir a influência do dólar americano e aposta no rublo nas suas transações com outros países.
Anteriormente, o Ministro da Energia russo, Nikolai Shulginov, anunciou que entidades da Rússia e do Paquistão estavam a discutir contratos petrolíferos de longo prazo.
A companhia petrolífera Surgutneftegaz, uma das maiores empresas do país, enviou um novo carregamento de 100.000 toneladas de petróleo para aquele país no início deste mês. As exportações da empresa para o país asiático começaram em maio passado.
O Ministro da Energia do Paquistão, Muhammad Ali, admitiu em outubro que o seu país poderia adquirir cerca de um milhão de toneladas de petróleo russo anualmente.
oda/gfa / fav