De acordo com o Gabinete do Chefe de Governo da Etiópia, os dois lados exploraram o fortalecimento da cooperação no setor médico, serviços de turismo, educação e indústrias de açúcar.
Valdés e a delegação que o acompanha também visitaram a sede da União Africana, onde foram recebidos pela vice-presidente da Comissão da organização política africana, Monique Nsanzabaganwa.
Esta última comentou em sua conta na rede social X, antigo Twitter, que eles discutiram maneiras de fortalecer a cooperação histórica entre os dois lados, principalmente nos setores de saúde, educação e preparação para desastres.
O líder cubano fez uma primeira parada no domingo em Adis Abeba para homenagear os 163 cubanos que morreram na luta contra as tentativas de expansão externa no Parque da Amizade Etiópia-Cuba.
Ele destacou que os dois países estabeleceram uma relação infalível, cujo fruto são os cinco mil graduados na ilha caribenha conhecidos como etiocubanos.
Em uma reunião posterior com uma representação dos etiocubanos, o carinho e a gratidão por Cuba, as experiências durante os anos de estudo e o compromisso de continuar apoiando a Revolução Cubana foram as mensagens que transcenderam.
A delegação oficial cubana também é composta pela Primeira Vice-Ministra de Saúde Pública, Tania Margarita Cruz, e pelo Diretor Geral Adjunto de Assuntos Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores, Ángel Villa Hernández.
A turnê oficial começou em Gana, no dia 13, e continuou em Guiné Bissau, Ruanda e Etiópia.
oda/nmr/bm