23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia está pronta para resolver situação da fronteira com Finlândia

Maria-Zajarova-4

Rússia está pronta para resolver situação da fronteira com Finlândia

Moscou, 22 nov (Prensa Latina) A Rússia está disposta a trabalhar com a Finlândia para resolver os problemas que Helsinki tem em relação à situação na fronteira comum, anunciou hoje a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Maria Zakharova.

“Por exemplo, alguém dentro ou fora da Finlândia sugeriu que a Rússia estava fazendo algo que não era benéfico, necessário ou útil para a Finlândia na área de fronteira”, lembrou a porta-voz em uma entrevista à agência de notícias Sputnik.

Seria necessário ordenar que seus guardas de fronteira realizassem consultas com seus colegas russos e colocassem todas as preocupações ou reclamações na mesa, discutissem-nas, encontrassem uma solução mutuamente aceitável e obtivessem uma explicação, argumentou o diplomata.

“É assim que deve ser. E estamos prontos para fazer esse trabalho”, enfatizou Zakharova, que chamou a atenção para o fato de que o embaixador finlandês na Rússia, Antti Helantera, que foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores, foi informado de que as ações de Helsinque violavam os direitos e interesses de ambos os países.

“Os cidadãos da Finlândia também começaram a expressar suas opiniões. Acho que isso se tornou um fator importante no fato de que em Helsinque eles começaram a analisar essa questão e não ceder aos primeiros impulsos de fechar tudo”, resumiu o representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Na noite de 17 para 18 de novembro, a Finlândia fechou quatro passagens de fronteira na fronteira leste do país: Vaalimaa, Nuijamaa, Imatra e Niirala.

O chefe de governo afirmou que, dessa forma, as autoridades estão respondendo ao influxo de “cidadãos de países terceiros” para a fronteira leste da Finlândia, que aumentou recentemente.

A ministra do Interior, Mari Rantanen, explicou que a decisão de Helsinque estaria em vigor até 18 de fevereiro de 2024.

oda/gfa/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES