A extensão cultural da instituição Maribel Tabares informou à Prensa Latina que a extensa jornada de atividades comemora dois anos de sua fundação, em 25 de novembro de 2021, e ao mesmo tempo presta homenagem a Fidel Castro (1926-2016), no sétimo aniversário de sua partida física.
A programação inclui ações de cunho sociocultural, entre elas o espaço “Com luz própria”, com a presença do diretor audiovisual Roberto Chile, e a apresentação dos livros “634 maneiras de matar Fidel” e “O assassinato de Kennedy e a conspiração contra Cuba”, da editora Ocean Sur, realizada esta quarta-feira, disse.
Além disso – continuou Tabares – inaugurarão na biblioteca da Sierra Maestra uma exposição de cartazes de humor gráfico relacionados com Fidel e a Revolução Cubana e, além disso, trabalhadores e cineastas do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica protagonizarão um diálogo sobre o selo do cinema da ilha na revolução cultural, no próximo dia 24 de novembro.
“Como culminação, organizamos um espaço chamado Tributo do Campo, com convidados da Casa de la Décima da província de Mayabeque, e uma luxuosa noite cultural que terá um misto de alegria e dor, mas temos certeza que Fidel estará nos acompanhando”, afirmou o especialista.
A celebração encerra com uma atividade infantil com La Colmenita da Polícia Nacional Revolucionária do Ministério do Interior e a premiação do concurso “Meu Fidel”, neste domingo, dia 26, indicou Tabares.
A instituição destaca em seu site a sua missão como plataforma de estudo e divulgação do pensamento, obra, vida e exemplo de Fidel Castro, desde o acesso interativo à informação, ao intercâmbio permanente com a comunidade e à formação de valores.
npg/ale/ebe / fav