Outras consequências do fenômeno climático, que começou no dia anterior na maior parte do país, são a alta frequência de chuvas e descargas elétricas e uma alta probabilidade de granizo, informou a agência de previsão e medição do tempo em um boletim.
O sistema de tempestades ameaça principalmente áreas dessa capital e outras em Ñeembucú, Misiones, Paraguarí, Itapúa, Caazapá, Guairá, Alto Paraná, Cordillera, Caaguazú, San Pedro Canindeyú, Concepción, Amambay, Boquerón, Presidente Hayes e Alto Paraguay, os três últimos departamentos da região noroeste do Chaco, atingida pela seca.
Dois outros sistemas de tempestades semelhantes atingiram o país em 18 e 19 de novembro e em 9 e 10 de novembro, ambos com ventos de até 120 quilômetros por hora, de acordo com o Departamento de Meteorologia e Hidrologia.
Milhares de paraguaios afetados pela seca na vasta região do Chaco reacenderam suas esperanças por água e outros recursos, já que as primeiras chuvas da temporada de outono aumentaram acentuadamente nas últimas horas.
As chuvas estão caindo nas áreas do departamento de Alto Paraguai mais atingidas pelo déficit hídrico, que já causou 11 mortes, e embora não compensem todo o déficit, aliviam algumas necessidades em atividades como agricultura e produção de alimentos, acrescentou a Diretoria de Meteorologia e Hidrologia.
O sistema de tempestades anunciado até quinta-feira, com chuvas fortes, será mais benéfico do que prejudicial para esses territórios, enquanto as autoridades da região mantêm o transporte de água por caminhões-tanque, trabalho que continuará até que as chuvas reúnam a quantidade necessária do líquido vital, observa o ABC Color.
O transporte de água é sustentado e sistemático, especialmente para as localidades de Toro Pampa, San Carlos e María Auxiliadora, cuja precipitação foi inferior a 50 milímetros e só foi suficiente para coletar água suficiente para alguns dias.
As instituições desses distritos estimaram que há três mil habitantes que dependem exclusivamente e em grau extremo do transporte de água potável, por isso são auxiliados por alunos e professores de escolas vizinhas para filhos de indígenas e trabalhadores rurais.
O setor pecuário do departamento de Alto Paraguai, com dois milhões de cabeças de gado, foi a principal atividade econômica favorecida por essas primeiras chuvas de outono, que ajudam a brotar a grama que alimenta os animais.
Em 14 de novembro, a Procuradoria Geral da República confirmou a morte de 11 pessoas por ataques cardíacos e outras doenças causadas pela falta de água devido à seca, associada a uma onda de calor de até 45 graus Celsius que atingiu o país.
jf/apb/mb