24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Congresso brasileiro analisará vetos de Lula à tese da terra

Congreso-1

Congresso brasileiro analisará vetos de Lula à tese da terra

Brasília, 23 nov (Prensa Latina) O Congresso Nacional do Brasil analisará hoje os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à proposta aprovada pelo Legislativo, que prevê regras para a demarcação de terras indígenas.

Os parlamentares decidirão se derrubam ou mantêm o impedimento de Lula à seção que estabeleceu a data da promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988, como marco temporário para o círculo eleitoral das possessões indígenas.

O veto do fundador do Partido dos Trabalhadores atendeu a solicitações do Ministério dos Povos Indígenas e de movimentos ligados a essas comunidades.

A medida desagradou legisladores da bancada ruralista, ligada ao agronegócio e a favor do marco temporário, e que articulam a derrubada do problema.

Além de vetar pontos do marco temporal, Lula suspendeu trechos que previam a possibilidade de cultivo de produtos geneticamente modificados e de atividade garimpeira sobre patrimônio indígena.

Também inviabilizou o ponto que facilitaria a construção de estradas em áreas indígenas e o que previa que o Governo pagasse indenizações aos ocupantes de terras demarcadas como espaços indígenas.

A indenização era uma das principais reivindicações do grupo ruralista.

Também foi vetada a matéria que previa compensação pelas melhorias realizadas nas áreas em disputa.

Apesar das alegações e de que o marco contraria a Carta Magna, o critério de demarcação foi aprovado pelo Congresso, embora tenha sido declarado inconstitucional em setembro pelo Supremo Tribunal Federal, por nove votos a dois.

O processo que motivou a discussão trata da disputa pela posse da Terra Indígena Ibirama, no sul do estado de Santa Catarina.

A área é habitada pelos povos Xokleng, Kaingang e Guarani, e a titularidade de parte do domínio é questionada pelo Ministério Público da divisão territorial.

Especialistas criticam a tese transitória, levando em conta que ela validaria e legalizaria invasões e violências cometidas contra povos indígenas pela tomada de posse de terras antes dessa data.

Para os líderes indígenas, o quadro exclui a realidade histórica e cultural dos nativos e viola tratados internacionais assinados pelo Brasil, como a Declaração dos Povos Indígenas das Nações Unidas e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.

npg/ocs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES