Depois de vencer três jogos com apenas uma derrota na rodada anterior, o Azules começou com vitória ontem, na segunda vez em que as duas equipes se enfrentaram no torneio.
O Latin American Park dessa cidade assistiu ao duelo entre os titulares Reemberto Barreto (7.0 IP, 3H, 5K) e Branlis Rodríguez (6.0 IP, 1CL, 4H, 3K, 2BB), vencedor e perdedor, respectivamente, até que o shortstop Luis Vicente Mateo conseguiu a primeira corrida dos Leones com um homer na quinta entrada.
Ambos os arremessadores têm três decisões no campeonato, mas em direções opostas: Barreto (3-0) e seu oponente (0-3).
O apanhador Oscar Valdes selou a vitória na oitava entrada, quando rebateu um grand slam para Kelbis Rodriguez, seu quarto home run com bases carregadas da temporada.
No primeiro dia da quarta sub-série, o Sancti Spíritus venceu por superioridade o Santiago de Cuba (10-0) em oito entradas.
O arremessador Ariel Zerquera (6.1IP, 6H, 9K, 1BB) teve a outra melhor atuação do dia, especialmente com quase uma dúzia de eliminações e um recorde de 3-2, líder da liga.
No bastão, o segundo defensor Juan Miguel Martínez (4-3, 4CI) liderou um ataque de 14 rebatidas que também contou com home runs de Frederich Cepeda e Duniesky Barroso.
Artemisa e Matanzas estavam empatados em seis corridas até a sexta entrada, quando o shortstop do Cocodrilos, José Noroña, conseguiu a sétima corrida de sua equipe com um arremesso de sacrifício, dando a vitória ao reliever Haykel Parra e a defesa a Armando Dueñas.
Anibal Medina, garçom e primeira base, acertou 6-3 e impulsionou quatro corridas para os vencedores, enquanto Luis Gonzalez fez uma rebatida de ida e volta para os Hunters.
Industriales (9-4) e Sancti Spíritus (7-5) mantiveram os primeiros lugares na classificação, que agora tem Matanzas (6-6) em terceiro lugar, Artemisa (6-7) caiu para quarto e Las Tunas e Santiago de Cuba (ambos com 5-8) permanecem em último lugar.
A liga cubana de inverno passará hoje pelo primeiro terço do calendário regular, com 40 jogos por equipe, e apenas as quatro melhores equipes no final da fase classificatória avançarão para os playoffs em janeiro.
jf/nrg/mb