O secretário executivo da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Acordo Comercial Popular (ALBA-TCP), Félix Plasencia, anunciou a aprovação deste documento de 12 pontos, que foi discutido por todos os Estados da Aliança.
Plasencia destacou que o ato contém questões tão importantes e transcendentes como garantir a conectividade, não só aérea, mas também marítima entre nossos países, ‘para promover o encontro dos povos, o turismo, o intercâmbio de cooperação e o comércio’.
Sublinhou que este foi um dos pontos fundamentais discutidos esta sexta-feira na reunião, onde também foram debatidos abertamente outros assuntos como o ambiente, as características do nosso povo, a cultura, que, disse, também constaram da acta. foi aprovado.
Quanto à conectividade, destacou a sua importância para o intercâmbio comercial e os encontros culturais entre os nossos povos.
Disse que o documento incluía, como profunda posição histórica dos países ALB-TCP, a rejeição da imposição de medidas coercivas unilaterais contra os países da Nicarágua, Venezuela e os esforços do Governo dos Estados Unidos contra Cuba, que ‘sancionam e Eles bloqueiam há mais de 60 anos”.
Isto também foi contemplado no texto aprovado pelos ministros de Cuba, Nicarágua, Dominica, Santa Lúcia e Venezuela, e outras autoridades, observou.
Sublinhou que aceitaram ‘um acto completo’ que vai desde a promoção das questões turísticas, mas também na ‘defesa dos direitos de soberania do nosso povo’.
Esta V Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Turismo da Aliança Bolivariana aconteceu paralelamente à XVI edição da Feira Internacional de Turismo da Venezuela (FITVen 2023), que começou ontem e até 27 de novembro em Barquisimeto, estado de Lara, noroeste do país , com a presença de 33 nações.
Ao abrir ontem o FITVen 2023, a vice-presidente executiva Delcy Rodríguez anunciou que o evento contará com simpósios, espaços de treinamento, tecnologia aplicada ao setor de serviços, entre outros encontros.
Destacou como proposta mais importante as rodadas de negócios a serem desenvolvidas com a presença de operadores turísticos, representantes do setor de alojamento, serviços relacionados e gastronomia.
Significou que todos trabalharão juntos para que possam surgir negócios importantes da Feira Internacional de Turismo para os países visitantes.
mem/jcd/glmv