O secretário-geral da Assembleia Nacional de Angola (parlamento), Agostinho Pedro de Nery, assinou o acordo de hospedagem e compartilhamento de custos com o secretário-geral do Fórum Parlamentar, Boemi Sekgoma, no dia anterior.
De Nery saudou a decisão tomada na cúpula do órgão em Port Louis, nas Ilhas Maurício, e garantiu que o país faria o possível para honrar o compromisso assumido, informou a Agência Angolana de Imprensa.
A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou que é positivo o fato de Angola sediar mais um evento internacional, sinal de que a dinâmica da diplomacia parlamentar e a capacidade técnica e operacional do Parlamento são reconhecidas.
A 55ª Assembleia Plenária será a quarta vez que a legislatura angolana sediará uma reunião desse órgão supremo da SADC.
O Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral é o órgão interparlamentar regional composto por membros dos parlamentos nacionais dos estados-membros.
Seu objetivo é fornecer uma plataforma para apoiar e aprimorar a integração regional por meio do envolvimento parlamentar e promover as melhores práticas sobre o papel dos parlamentos na integração e cooperação regional.
jha/kmg/bm