As notícias indicam que os preparativos foram concluídos em 199 dos 200 distritos reservados para a assembleia estadual, já que em um território as votações foram adiadas devido à morte de um candidato.
O diretor eleitoral Praveen Gupta disse aos repórteres que haverá transmissões on-line ao vivo em 26.393 seções eleitorais, que serão monitoradas a partir de uma sala de controle em nível distrital.
Mais de 6.287 observadores, 6.247 funcionários setoriais, quase 300.000 funcionários eleitorais e mais de 100.000 agentes de segurança para garantir eleições livres, justas e pacíficas, disse ele.
Os partidos a serem disputados são o Bharatiya Janata Party (BJP), um dos maiores do estado, e o Indian National Congress (Congresso Nacional Indiano), a segunda maior força política do país e o atual líder do território. Também participarão o Bahujan Samaj Party, que surge como representante das classes marginalizadas, o Rashtriya Loktantrik Party, que representa o povo Jat, tradicionalmente agrícola, do norte da Índia, e o Communist Party of India (Marxist), que mobiliza grandes setores das comunidades sindicais e agrícolas em defesa dos direitos à terra, dos direitos trabalhistas e da justiça social.
jha/lrd/bm