Em recentes reuniões no Capitólio Nacional, sede da legislatura, os parlamentares analisaram, em conjunto com executivos de vários setores, os progressos nestas áreas centrais para a maior das Antilhas.
O presidente da ANPP, Esteban Lazo, apelou nestas reuniões a um olhar diferente sobre a agricultura cubana, com vista a dar um salto nos programas incluídos na produção alimentar, com a sensibilidade e o compromisso que exige.
O líder parlamentar sublinhou que “é urgente hoje fazermos as coisas de forma diferente: nos sulcos, nas cooperativas e nas empresas, com a consciência de que tudo o que conseguirmos dependerá de nós e de que o nosso povo precisa disso”.
Lazo elogiou ainda a análise do relatório parcial do exercício de alta fiscalização do setor da Agricultura, realizado esta quinta-feira, antes da sua apresentação no próximo período ordinário de sessões da X Legislatura, e classificou-o como transcendental pela importância da produção agrícola do país caribenho e o bem-estar dos seus cidadãos.
Por sua vez, o Ministro da Agricultura, Ydael Jesús Pérez, insistiu no empenho da sua pasta na tarefa de produzir alimentos para a população, apesar das deficiências econômicas e materiais, da obsolescência tecnológica e de outras dificuldades.
Segundo informações divulgadas pela ANPP no seu site, os deputados avaliaram o impacto na população dos elevados preços dos bens de consumo e serviços na véspera.
Os legisladores analisaram as principais causas que levaram à situação atual e à ineficácia das ações aplicadas nesta matéria.
Neste sentido, o Ministro das Finanças e Preços, Vladimir Regueiro, indicou que há falta de empenho e disciplina na aplicação dos controlos de preços “e embora tenham sido feitos progressos na organização de um sistema de trabalho, ainda existem problemas de falta de homogeneidade, disciplina e sistematicidade de uma forma geral”.
Neste sentido, Lazo apelou à manutenção de um maior rigor e controlo, bem como a um trabalho responsável devido à importância do tema, tendo em conta o atual cenário econômico do país.
jha/mks/ls