Le Thanh Tung, que está a terminar o seu trabalho na ilha, contribuiu estreitamente para estreitar os laços entre as duas nações nos mais diversos domínios, afirmou a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Anayansi Rodríguez, falando na cerimónia realizada na sede da Chancelaria.
“Desde que o jovem governo revolucionário cubano adoptou a decisão soberana de estabelecer relações diplomáticas com o Vietname em 1960, os laços entre ambas as nações são especiais, exemplares e Thung é um símbolo destes laços cativantes”, disse ele.
Rodríguez destacou a sua cooperação para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 em Cuba e a sua promoção incansável da presença de empresas vietnamitas no país, tornando-se hoje o primeiro e maior investidor da Ásia e Oceania na ilha e especificamente no desenvolvimento de Mariel zona.
‘Fui e sempre serei um cubano-vietnamita e um soldado da Revolução Cubana e Vietnamita’, destacou Thung e agradeceu ao Estado, governo e partido de Cuba por lhe conceder a distinção e ao mesmo tempo pelo apoio e fraternidade durante seu trabalho.
Destacou a sua confiança no desenvolvimento e consolidação dos laços bilaterais e afirmou o seu orgulho pelas vitórias dos dois países.
A condecoração, concedida pelo Conselho de Estado por proposta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), reconhece o trabalho de Le Thanh Tung, durante os três anos e quatro meses à frente da missão diplomática vietnamita no Nação caribenha.
A atividade contou também com a presença do presidente do ICAP, Fernando González, membros da Associação de Amizade Cuba-Vietnã e representantes da missão diplomática daquele país.
mgt/ale/ebe/glmv