Segundo informou à Prensa Latina o chefe da missão diplomática cubana na nação do Sul do Cáucaso, durante a atividade foi realizada a apresentação do filme Kangamba, como uma memória emocionante da vida e obra de uma das figuras ilustres da história do Cuba., altamente admirado e respeitado no Azerbaijão.
Nas suas palavras antes da exibição do filme, Valdés destacou o pensamento de Fidel, e destacou como uma das suas qualidades pessoais mais importantes, estar sempre ao lado do seu povo, nas circunstâncias mais difíceis.
O diplomata lembrou que o líder revolucionário cubano sempre se preocupou com a vida de cada combatente cubano, mesmo nas circunstâncias mais complexas das missões internacionalistas.
Igualmente, y como colofón de sus palabras, Valdés leyó algunos fragmentos, que aparecen en el filme, del mensaje enviado por Fidel a los defensores de Kagamba donde enfatizó en la frase: ‘Confío en el valor insuperable de ustedes y les prometo que los rescataremos custe o que custar’.
A homenagem contou com a presença de membros do corpo diplomático latino-americano credenciado em Baku, estudantes universitários, amigos de Cuba e concidadãos residentes na nação caucasiana.
rgh/gfa/glmv