Santiago do Chile, 26 nov (Prensa Latina) Aos 19 anos, a mexicana Osiris Machado conseguiu quebrar o recorde mundial no lançamento do disco durante os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e hoje está de olho em Paris 2024.
Machado subiu ao topo do pódio após lançar o implemento na distância de 41,16 metros, deixando para trás a marca da polonesa Faustyna Kotlowska, de 39,26.
“Acabei de ganhar uma medalha de ouro e bati o recorde. Estou muito feliz por tudo que conquistei”, disse a jovem à Prensa Latina no parque esportivo do Estádio Nacional, coração do evento.
Ele declarou que estes são seus primeiros Jogos Parapan-Americanos e que há uma mudança na competitividade em relação às categorias de base de Bogotá, onde também participou este ano e conquistou ouro e prata.
A arremessadora, que sofreu grave acidente aos nove anos, participava da categoria F64, para atletas de campo com limitação moderada de movimentação em uma ou ambas as pernas.
Estou realmente muito grata porque sempre tive muito apoio da minha família, do meu treinador, que esteve ao meu lado desde o início, expressou.
Ela admitiu que é um pouco difícil conciliar o treinamento com o bacharelado em cultura física e esportes.
Às vezes você pensa se vai valer a pena e a verdade é que vale, disse ela.
Questionada sobre seu futuro, ela anunciou que continuará se preparando para a Copa do Mundo de Kobe, no Japão, em maio, e que o objetivo são os jogos de Paris, em outubro.
Para os especialistas, Osiris Machado é uma das apostas do Comitê Paralímpico Mexicano para iniciar a mudança geracional no esporte adaptado.
O México ocupa a quarta posição em Santiago 2023 com 125 medalhas, sendo 29 de ouro, 46 de prata e 50 de bronze.
mem/car/hb