O valor representou uma receita de 61,5 milhões de dólares para a economia e as avaliações do presidente da BCR, Douglas Rodríguez, garantem que o setor de energia é um dos setores mais dinâmicos da economia local, com bons níveis de crescimento.
Relatórios da Direção Geral de Energia, Hidrocarbonetos e Minas (Dghem) mostram que, de julho a outubro deste ano, o setor cresceu com a exportação de 539.444,14 megawatts-hora (MWh), principalmente para Guatemala, Costa Rica, Honduras e Nicarágua.
A comercialização de energia para os países vizinhos ocorre após a cobertura da demanda das residências salvadorenhas e dos setores produtivos do território.
Nesse cenário, destaca-se a incorporação à produção da usina hidrelétrica de 3 de Febrero, que até o momento tem impulsionado a geração de energias renováveis em El Salvador. As estatísticas da DGEHM mostram que, somente em outubro passado, a geração hidrelétrica representou 46,4% da matriz energética, mais do que o gás natural com 25,4%, a geotérmica com 18,6% e a solar com 7,2%.
Com uma variedade de fontes de produção, El Salvador está trabalhando para atingir 100% de sua produção de energia por meio de fontes renováveis, especialmente hidrelétrica, geotérmica, solar e eólica.
mgt/lb/bm