A entidade aeroespacial norte-americana está a finalizar os detalhes daquela que será uma missão relacionada com o clima utilizando o PACE (Plankton, Aerosol, Clouds and Ocean Ecosystem).
Uma vez em órbita, o dispositivo construído no Goddard Space Flight Center observará a atmosfera e a superfície do oceano a partir do espaço.
Os seus registros ajudarão a aprofundar as relações entre o fitoplâncton e o ambiente circundante, medindo como a luz é refletida no oceano e através da atmosfera.
Tal ação contribuirá para avaliar a saúde dos oceanos, medindo a qualidade do ar e o clima, afirma um comunicado da NASA.
“Seu espectrômetro óptico de próxima geração medirá as propriedades da luz em amplas faixas do espectro eletromagnético: desde comprimentos de onda ultravioleta até comprimentos de onda infravermelhos de ondas curtas”, destaca o texto.
Ele fará medições contínuas de luz com resolução de comprimento de onda mais fina do que qualquer outro sensor de cor do oceano e, com seu telescópio rotativo de trajetória cruzada, minimizará a separação da imagem.
O PACE realizará registros sistemáticos das principais variáveis atmosféricas necessárias para melhorar as previsões da qualidade do ar e das condições meteorológicas e do clima, afirmou a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos. ro/Joe/sg