Segundo a empresa, na véspera ocorreu um “grave incidente de segurança” com um dos cabos do poço 11 da mina.
Esse cabo, detalhado em comunicado, está ligado ao transportador de pessoal com capacidade para 35 pessoas, que eleva e desce os funcionários pelo poço.
Na curta mensagem inicial, a empresa não detalhou os detalhes do acidente ocorrido quando os mineiros eram extraídos para a superfície, no final do último turno de trabalho do dia.
Imediatamente após saber do acidente, disse Japie Fullard, presidente do Fórum Zero Harm do Conselho de Minerais, todas as ambulâncias disponíveis de outras operações de mineração foram enviadas para Impala Rustenburg para transportar funcionários feridos para hospitais próximos.
Da mesma forma, mais de 15 Proto Teams (equipes de resgate especializadas) foram enviadas ao local, juntamente com paramédicos para prestar primeiros socorros.
As operações mineiras na mina onde ocorreu o incidente, localizada na província do Noroeste, foram hoje suspensas por tempo indeterminado.
Segundo o Conselho de Minerais da África do Sul, antes do acidente do Impala, a indústria tinha registrado até agora 41 mortes em 2023, em comparação com 44 no ano anterior.
Este trágico acidente, afirmou Fullard, serve como um forte lembrete de que nunca pode haver falta de atenção e vigilância em relação à segurança das minas. É o aspecto mais importante da mineração.
mem/mv/ls