À margem da terceira Conferência Internacional sobre Saúde Pública em África, que se realiza nesta capital, os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças (África CDC) e o governo dos EUA divulgaram o documento.
Este último descreve as principais atividades entre ambas as partes para alcançar os objetivos identificados no Memorando de Cooperação para Promover a Parceria de Saúde Pública assinado pelo Presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki, e pelo Secretário de Estado do norte do país, Antony Blinken, em março de 2022.
O África CDC e o governo dos Estados Unidos pretendem convocar reuniões regulares de especialistas técnicos na Etiópia e em Washington para operacionalizar, rever e atualizar este plano para apoiar as necessidades partilhadas de saúde pública e os requisitos globais de segurança sanitária, disse num comunicado da agência UA.
Preparação para pandemias e mecanismos de financiamento resilientes para África, promoção da produção local de vacinas, diagnósticos e terapêuticas, sistemas de saúde fortalecidos e equitativos, acesso a cuidados de saúde adequados para meninas e mulheres são alguns dos temas discutidos na conferência.
O África CDC e o Ministério da Saúde da Zâmbia organizaram o evento que decorre de 27 a 30 de novembro sob o lema “Quebrando barreiras: Reposicionando África na arquitetura global da saúde”.
mv/nmr / fav