Em nome do Presidente Nicolás Maduro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Yván Gil, transmitiu através da sua conta X as “sinceras felicitações” ao povo e ao governo de Barbados pelo aniversário.
Ele também saudou o segundo aniversário de “seu renascimento como uma República depois de romper com a monarquia britânica”.
O alto diplomata venezuelano observou que “realizamos um evento junto com o embaixador de Barbados na Venezuela, Aquinas Clarke, para fortalecer nossa amizade e trabalhar para uma maior cooperação bilateral em 2024”.
Na véspera, o vice-ministro do Ministério dos Negócios Estrangeiros para as Caraíbas, Raúl Li Causi, e pessoal do corpo diplomático acreditado em Caracas, depositaram uma coroa de flores no sarcófago que alberga os restos mortais do Libertador Simón Bolívar, no Panteão Nacional.
Venezuela e Barbados mantêm relações de respeito, solidariedade e cooperação em benefício de ambos os povos, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
Em julho passado, a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, chegou a Caracas em visita oficial, assinando dois acordos e uma declaração conjunta, que reafirmou a vontade de ambas as nações de continuar fortalecendo os laços existentes.
mem/jcd/glmv