De acordo com um comunicado presidencial, a cerimônia de entrega será realizada em Pietermaritzburg, na província de KwaZulu-Nata, no sudoeste do país.
A doação, explica o texto, faz parte do Programa de Assistência Técnica que foi assinado em agosto de 2023 durante a visita do Chefe de Estado chinês à África do Sul.
A primeira remessa consiste em 450 geradores a gasolina que serão distribuídos para instalações de serviços públicos em todo o país.
Esses, detalha, serão usados como apoio para aliviar os impactos da redução de carga (localismo para apagões) na prestação de serviços em clínicas, escolas e tribunais.
No início de 2023, durante uma visita oficial de Estado à África do Sul liderada pelo presidente chinês Xi Jinping, o presidente Cyril Ramaphosa agradeceu à nação asiática por seu apoio no enfrentamento dos atuais desafios energéticos.
Isso inclui, de acordo com o texto, a doação de equipamentos de energia de emergência no valor de 167 milhões de rands (aproximadamente nove milhões de dólares) e o uso de uma doação de aproximadamente 500 milhões de rands (aproximadamente 26 milhões de dólares) como assistência ao desenvolvimento.
A cooperação energética com a China, enfatizou Ramaphosa na ocasião, é um desenvolvimento recente que buscamos aprofundar, especialmente de acordo com nossos respectivos compromissos com o desenvolvimento de baixo carbono e resistente ao clima.
mem/mv/bm