O jornal Gulf News dedicou a primeira página e as páginas centrais de sua edição impressa à reunião entre os dois líderes no dia anterior, durante a qual eles observaram o bom estado das relações entre os dois países e a vontade de continuar fortalecendo o diálogo político bilateral.
Eles apontaram o potencial em áreas como biotecnologia, fontes de energia renováveis, turismo e agricultura, entre outras.
Por outro lado, os acordos assinados estavam relacionados ao Acordo para a Promoção e Proteção Recíproca de Investimentos e à luta contra a dupla tributação, que são relevantes para o apoio do setor empresarial em seus investimentos em um determinado país.
Outras alianças assinadas foram nas áreas de mudança climática, turismo, ciência e tecnologia e esporte, de acordo com Carlos Miguel Pereira, Diretor Geral de Assuntos Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores de Cuba.
Díaz-Canel está nos Emirados Árabes Unidos desde ontem, onde realizará uma visita oficial de trabalho e participará da 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28) em nome do Grupo dos 77 e da China.
Essa é a primeira visita oficial do presidente de uma nação caribenha a esse país, que está acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, além de representantes de outros ministérios, instituições e do Ministério das Relações Exteriores.
jf/nmr/bm