De acordo com o porta-voz da presidência, será mais um programa, embora ainda seja um projeto dos canais de televisão. Será um formato combinado de uma transmissão ao vivo e da conferência de imprensa final do presidente.
Essa não é a primeira vez que esse formato é usado: ele já foi usado em 2020, quando a pandemia impediu que os dois eventos fossem realizados em sua forma anterior.
Essa coletiva de imprensa será a décima oitava consecutiva. Putin tem se reunido com jornalistas nesse formato todos os anos desde 2001. Ele fez uma pausa durante seu período como primeiro-ministro, de maio de 2008 a maio de 2012.
Entretanto, após sua eleição como chefe de estado para um mandato de seis anos em 2012, ele retomou a prática.
No ano passado, não houve uma grande coletiva de imprensa, mas Putin se reuniu com um grupo de jornalistas que trabalhavam em seus eventos de fim de ano e respondeu a perguntas relevantes.
Desde 2001, ele falou aos russos 15 vezes ao vivo como presidente e quatro vezes como primeiro-ministro. Em 2020, não houve um clássico ao vivo, mas elementos dele foram incorporados em uma grande conferência de imprensa, pois a pandemia impediu que ambos os eventos fossem realizados em sua forma anterior.
mem/gfa/bm