O diplomata cubano e M. D. Lamawansa, vice-reitor da Universidade de Peradeniy, discutiram o progresso dos laços educacionais bilaterais, segundo publicação da legação diplomática da nação caribenha em Colombo.
Durante o encontro na sede do centro de ensino superior, considerado o maior do Sri Lanka, González e Lamawansa abordaram questões relacionadas ao evento Universidade 2024 que acontecerá em Havana.
Perante C. N. R. A. M Alles, diretor de Relações Internacionais da universidade, e a primeira secretária da embaixada cubana, Maribel Duarte, ambos também examinaram interesses em possíveis ações de intercâmbio com instituições congêneres em Cuba.
O diplomata visitou ainda o Real Jardim Botânico de Peradeniya, onde foi recebido por C P Jayaweera, diretor-geral daquela instituição e parte da sua equipa.
González visitou o centro, que possui mais de quatro mil espécies de plantas, incluindo palmeiras, samambaias, orquídeas e arbustos, e uma avenida memorial com mais de 80 árvores plantadas por dignitários e personalidades mundiais.
Da mesma forma, nos últimos dias, o diplomata cubano reuniu-se com o Governador da Província Central, Lalith U Gamage, no qual foram analisadas as relações amistosas entre os dois países que datam de 1961, bem como o interesse em aumentá-las, principalmente na região.
González assegurou a Gamage o desejo da ilha caribenha de explorar novas propostas de cooperação nas esferas de desenvolvimento desta importante área do Sri Lanka.
A província central do Sri Lanka, a mais populosa e cuja capital é a cidade de Kandy, é famosa pela produção do chá do Ceilão e pelo turismo que recebe nas suas estações montanhosas de Gampola, Hatton e Nuwara Eliya.
É também o lar de quatro sítios declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO.
jha/lrd/ls