Uma mulher que dedica seis horas por dia ao lazer, seja sentada ou na cama, corre o risco de sofrer com esses tumores benignos, que às vezes são grandes e causam muita dor.
“Um estilo de vida sedentário está associado a tumores que dependem do hormônio feminino estrogênio, como câncer de endométrio, ovário e mama; miomas uterinos também se alimentam de estrogênio”, enfatizaram os pesquisadores.
Eles especificaram que tanto a inatividade quanto a obesidade aumentam o nível de estrogênio no corpo.
Neste estudo, o tempo de lazer sedentário não foi associado à prevalência de miomas em mulheres na pré-menopausa, mas foi associado à prevalência de miomas em mulheres na perimenopausa.
Esses processos tumorais, além do sedentarismo, podem ser acompanhados de deficiência de vitamina D, inflamação crônica e distúrbios metabólicos.
No entanto, os cientistas mostraram que o tempo de lazer sedentário tem uma correlação linear positiva com miomas uterinos, indicando que pode ser um fator de risco independente.
Segundo a revista BMJ Open, os miomas uterinos são os tumores benignos mais comuns em mulheres em idade fértil, não produzem sintomas e estão relacionados com sangramentos anormais, dores pélvicas e abdominais e infertilidade, entre outros problemas de saúde.
mem/joe/ls