A Casa-Museu La Guayabera, às margens do emblemático rio Yayabo e sua ponte, acolheu este encontro no qual vários colegas e alunos de Valdés contaram anedotas sobre sua vida e obra e opiniões como ‘sua voz de excelente registro’ e ‘ vigilante eficiente’.da nossa língua’.
Uma jovem disse ‘Fale com o coração e com o coração, foi o que Valdés me ensinou’ e numa outra intervenção foi descrita como ‘uma lenda viva’.
Entretanto, o único vencedor do Prémio Nacional da Rádio Sancti Spiritus e Professor Juvenil, entre outros prémios e reconhecimentos, manifestou que ‘não estou impressionado com o tempo que passou’, embora ultrapasse os 60 anos de trabalho, e agradeceu-lhe os elogios.
Este evento é patrocinado pelo Comitê Provincial da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac), enquanto Jairo Alberto Pacheco, dirigente máximo, disse à imprensa que além das análises teóricas serão concedidas quatro bolsas de criação de Pensamento RTV.
O programa de um dia incluiu o tratamento da História na mídia.
Promovido pela Uneac Cinema, Rádio e Televisão de Sancti Spíritus, este evento reconhece as melhores criações artísticas.
De Havana vieram Caridad Martínez, ganhadora do Prêmio Nacional de Rádio, e Alberto Luberta Martínez, filho de dois paradigmas radiofônicos e diretor da novela El Derecho de Sueño, cujo último episódio recentemente concluído foi apreciado pelos telespectadores cubanos.
Juan Eduardo Bernal, presidente do ramo provincial da Sociedade Cultural José Martí, reconheceu Valdés e disse que ‘Este homem é um excelente orador e comunicador, um grande ser humano, humilde e uma boa pessoa’.
Da mesma forma, compareceu Marco Antonio Calderón, presidente da Uneac de Sancti Spíritus, que elogiou o excelente locutor de Sancti Spíritus, que também recebeu o reconhecimento da Associação Hermanos Saíz do território.
Todos os anos este encontro se reúne no dia 1º de dezembro com o objetivo de homenagear o Dia do Locutor em Cuba, instituído nesta data desde 1954.
lam/mpg/glmv