“Conversas oficiais frutíferas com Sua Alteza o Emir do Estado do Qatar, @TamimBinHamad. Compartilhamos o interesse em aprofundar os laços político-diplomáticos e ratificamos a vontade de diversificar e expandir os vínculos econômicos, comerciais e de cooperação”, escreveu o líder caribenho em sua conta na rede social X.
Durante o diálogo realizado no Palácio Lusail, na capital, Díaz-Canel agradeceu a Al-Tahin por sua recepção, ao mesmo tempo em que enfatizou a importância da visita para ele e sua delegação.
O chefe de Estado cubano chegou a Doha no dia anterior e destacou na mesma plataforma digital a recepção fraterna que recebeu. Depois de concluir um intenso programa de trabalho aqui, ele encerrará sua viagem no Irã.
Cuba e Qatar estabeleceram relações diplomáticas em 13 de dezembro de 1989 e sua cooperação é evidente tanto no campo das relações bilaterais quanto em fóruns multilaterais.
Antes de sua chegada ao Catar, o presidente fez uma visita oficial aos Emirados Árabes Unidos, onde participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP28), que está sendo realizada em Dubai.
Nesse fórum, ele reafirmou o apoio irrestrito da ilha aos direitos do povo palestino diante do genocídio das forças de ocupação israelenses contra a população civil da Faixa de Gaza e da Cisjordânia.
No âmbito da COP28, Díaz-Canel manteve reuniões cordiais com os primeiros-ministros do Vietnã, Pham Minh Chinh; da Etiópia, Abiy Ahmed Ali; do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, bem como com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
mem/nmr/mb