Rojas, vencedora anterior em 2017 e 2019, recebeu os votos das emissoras Radio Habana Cuba (RHC) e Radio del Sur (Venezuela), para assumir a liderança na seção feminina, à frente da corredora panamenha Gianna Woodruff, que recebeu a aprovação de La Estrella de Panamá, o primeiro meio de comunicação a votar nesta ocasião.
Também com dois votos, o clube de futebol Fluminense (Brasil), campeão da Copa Libertadores da América pela primeira vez na história, lidera o coletivo, enquanto se soma a seleção dessa modalidade do México, campeã da Copa Ouro.
Recebidos os três primeiros votos, não há consenso no setor masculino, onde o levantador de peso venezuelano Keydomar Ballenilla e o lutador cubano Luis Orta acumulam um cada, além do meio-campista panamenho Adalberto Carrasquilla.
Esta 59ª edição da tradicional Pesquisa Esportiva Prensa Latina, para escolher os melhores atletas e equipes da América Latina e do Caribe na temporada 2023, estará aberta até o dia 21 de dezembro, e um dia depois os resultados serão divulgados em sua sede.
Os meios de comunicação, em todas as suas variantes – rádio, televisão, imprensa escrita, agências, portais digitais – poderão enviar suas decisões para o e-mail sports@prensa-latina.cu, de onde será compilada a votação geral.
Entre os homens, o maior detentor do título é o lendário velocista jamaicano Usain Bolt (6), seguido pelo príncipe cubano das alturas Javier Sotomayor (5), enquanto entre as mulheres a lendária saltadora colombiana Catherine Ibargüen (5) é dona de mais torcidos.
Na edição anterior, a 58ª, os vencedores foram o jogador de futebol Leo Messi (também venceu em 2011 e 2014) e a saltadora tripla venezuelana Yulimar Rojas.
jf/jcm/ls