O diplomata cubano afirmou que estes projectos foram seleccionados no âmbito do primeiro concurso da Academia Nacional de Ciências da Bielorrússia e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ambiente de Cuba.
Para ambas as nações é um dia importante, pois são finalizados os acordos de cooperação assinados em 29 de novembro de 2022, destacou Pérez.
Segundo o chefe da missão diplomática cubana na Bielorrússia, como parte do acordo, foi anunciado um concurso conjunto no segundo trimestre de 2023. A execução foi realizada pela Fundação Republicana Bielorrussa para Pesquisa Básica.
Pérez disse também que agora podemos falar de um elevado nível de desenvolvimento da cooperação bielorrusso-cubana no domínio científico, e tudo graças à cooperação dos nossos países e presidentes, que colocaram o desenvolvimento da ciência em primeiro plano.
Na sua opinião, a cooperação se desenvolve em muitas áreas das ciências fundamentais que terão um resultado concreto, o que é muito importante para as economias dos dois países.
Os planos previstos para execução no âmbito do primeiro concurso de projectos bielorrusso-cubano apresentam um elevado nível de novidade, acrescentou.
Os resultados permitirão resolver questões importantes no desenvolvimento da ciência em áreas como a produção de materiais com propriedades físicas e mecânicas melhoradas, lubrificantes e revestimentos biodegradáveis com maior resistência ao desgaste e à corrosão.
Da mesma forma, no campo da nanotecnologia e da biotecnologia com a pesquisa e desenvolvimento de nanovacinas, e a busca de compostos multivalentes para o tratamento da doença de Alzheimer.
Enquanto nas ciências económicas será discutido o desenvolvimento de abordagens metodológicas para identificar o potencial de exportação não realizado e avaliar os benefícios e riscos económicos da cooperação bielorrusso-cubana e identificar uma lista adicional de mercadorias no comércio interestadual.
npg/gfa/glmv