Segundo a secretária regional do Ministério da Educação, Karen Behrens, os alunos só voltarão às salas de aula provavelmente na segunda-feira da próxima semana.
Conhecida como a capital mundial do cobre, a cidade fica na região homônima do norte do país, caracterizada por um clima bastante seco, e depende de uma usina de dessalinização para fornecer o líquido vital à maioria das residências e serviços.
No entanto, uma falha elétrica externa paralisou esta instalação desde domingo e, devido à complexidade do acidente, a retoma do serviço está estimada até à próxima sexta-feira.
A prefeitura de Antofagasta conta atualmente com cerca de 100 pontos de entrega de água à população e nesta terça-feira iniciará negociações com empresas privadas para melhorar o abastecimento.
É também garantido aos centros de saúde e esquadras de polícia, enquanto os restantes serviços funcionam em turnos, até durar a emergência.
A empresa Águas Antofagasta emitiu comunicado informando que mobilizou toda a sua equipe humana e técnica para localizar a falha no sistema de cabos subterrâneos e proceder aos reparos necessários à normalização de seu funcionamento.
jha/car/eam/ls