De fato, hoje começa o êxodo de cidadãos que aproveitarão a semana para antecipar as comemorações de Natal e Ano Novo. Quinta-feira é outro feriado religioso, o Dia da Imaculada Conceição, que comemora o nascimento da Virgem Maria.
Embora a Carta Magna tenha um significado especial para os espanhóis, exceto para os partidários do partido de extrema-direita Vox, este ano ela está nas manchetes como um ponto de discórdia após as tentativas do governo de estabelecer uma lei de anistia para os partidários da independência da Catalunha.
De qualquer forma, é um texto respeitado, embora, para os conservadores do Partido Popular (PP), o presidente do governo, o socialista Pedro Sánchez, esteja dando as costas a ele para se manter no poder.
Além disso, a data lembra que a Constituição foi adotada em 6 de dezembro de 1978, como um pilar fundamental na transição democrática da Espanha após o fim da ditadura de Franco.
Ressalta o desejo do povo espanhol de consolidar um estado democrático que garanta liberdade, justiça, igualdade e pluralismo político, além de reconhecer a diversidade cultural, linguística e territorial do país. lam/ft/bm