Os resultados foram alcançados apesar de uma redução de 15 milhões de quilos líquidos de produtos importados em comparação com o ano passado, disse uma fonte próxima à instituição ao jornal Le Nouvelliste.
Acrescentou que, de 2019 a 2021, em novembro, a receita alfandegária não chegou a quatro bilhões e meio de gourdes (cerca de US$ 34 milhões) e a tonelagem de mercadorias importadas variou entre duzentos e trezentos milhões de quilogramas líquidos.
Durante o mesmo período, disse ele, o valor alfandegário das mercadorias não chegou a 25 bilhões de gourdes (pouco mais de 189 milhões de dólares).
No entanto, nos últimos dois anos, a escala em termos de valor alfandegário foi de cerca de 35 bilhões de gourdes (cerca de 265 milhões de dólares). “Conseguimos essa façanha graças a uma fórmula que prova sua eficácia todos os dias: controle rigoroso do valor aduaneiro das mercadorias em todos os escritórios aduaneiros do país”, disse a fonte.
A AGA pretende que o ano fiscal atual se encerre em outubro próximo com uma receita de 108,1 bilhões de gourdes (quase 819 milhões de dólares) e, durante os dois primeiros meses do ciclo, já ultrapassou 16% da previsão.
De acordo com a fonte, os resultados são fruto da otimização dos mecanismos antifraude em todos os níveis, um dos objetivos da atual administração.
mem/ane/bm