A assinatura, que beneficiará diversos elementos da mobilidade elétrica, especialmente ônibus elétricos para a Grande Área Metropolitana, foi realizada no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Um comunicado do Ministério do Meio Ambiente e Energia sobre a participação da delegação costarriquenha no evento de Dubai indica que Irena prestará assessoria técnica para a criação de um fundo de investimento para o projeto do ônibus elétrico.
A colaboração incluirá serviços de consultoria técnica para a preparação de propostas de investimento, bem como a identificação e ligação com potenciais investidores privados e bancos multilaterais de desenvolvimento.
Segundo o texto, também será aproveitada a interligação que existe com a América Central, onde vivem 61 milhões de pessoas e 74% da matriz elétrica regional provém de fontes renováveis.
O Ministro de Obras Públicas e Transportes da Costa Rica, Luis Amador, destacou a importância desta iniciativa que visa transformar os corredores regionais de transporte na Grande Área Metropolitana e é um exemplo global da utilização de uma matriz energética 100% renovável no transporte público.
Por sua vez, o Ministro do Meio Ambiente e Energia da Costa Rica, Franz Tattenbach, acrescentou que este acordo reflete o compromisso conjunto de Irena e do Governo da Costa Rica com a implementação do seu Plano Nacional de Descarbonização e a promoção de soluções sustentáveis para a segunda transição.
A energia do país, o cumprimento dos seus compromissos, os objectivos do Acordo de Paris e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
jha/alb/glmv