No dia anterior, na presença das autoridades do Partido Comunista de Cuba e do governo do território, foi constituída a sociedade que beneficiará as pessoas e suas famílias em situação de deficiência e conseguirá sua inserção na vida social e econômica.
De acordo com Mayelín Oliva, presidente nacional do grupo de gerenciamento, essa é uma conquista, graças aos esforços de várias pessoas identificadas com o projeto, a quem ela agradeceu por suas contribuições.
Explicou à imprensa que nosso objetivo, em vez de reunir pessoas com deficiência intelectual na província, era criar a primeira sede no país.
Também foi informado que há mais de 6.200 pessoas com essa limitação no território de El Espiritu que agora receberão os benefícios da Sociedade.
Além disso, as organizações mais importantes da província, bem como a Associação Cubana de Deficientes Físicos e Motores, a Associação Nacional de Surdos de Cuba e a Associação Nacional de Cegos e Deficientes Visuais contribuíram para a realização do projeto.
Yliana Barraquet foi nomeada diretora da organização em Sancti Spíritus, que destacou o apoio recebido de diferentes instituições para a criação da associação.
Enquanto isso, María Teresa Delgado, mãe de Yoandy Beltrán, uma halterofilista local que participou dos Jogos Olímpicos Especiais, agradeceu o início desse espaço na província, em reconhecimento ao esforço de tantas mães que, como ela, lutaram pela criação da Acpdi.
mem/rga/bm