Santiago do Chile, 6 dez (Prensa Latina) A delegação do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) que visita hoje o Chile agradeceu ao movimento de solidariedade pelo apoio à Revolução e à luta contra o bloqueio imposto pelos Estados Unidos.
Em reunião com ampla representação de organizações, comitês e grupos que fazem parte do movimento, a primeira vice-presidente do ICAP, Noemí Rabaza, elogiou aqui o apoio aos atletas que participaram dos recentes Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos.
“Estamos felizes por tudo o que fazem e pelo que continuarão fazendo por Cuba”, disse Rabaza, liderando a delegação que também visitou o Uruguai e a Argentina.
Explicou que o seu país atravessa momentos difíceis e que o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, mantém uma política de pressão máxima ao continuar com as 243 medidas impostas por Donald Trump que afetam todos os setores.
Denunciou que a aplicação do título III da Lei Helms-Burton, que reforça a extraterritorialidade do bloqueio, e a inclusão de Cuba na lista espúria de países supostamente patrocinadores do terrorismo, dificultam as transações bancárias e tentam estrangular a economia.
Lilia Zamora, diretora de América Latina e Caribe do ICAP e membra da delegação, referiu-se à campanha internacional que Cuba vive e resiste, que busca alcançar um milhão de assinaturas para exigir que os Estados Unidos excluam a nação caribenha dessa lista unilateral.
Zamora destacou o trabalho da Rede Continental Latino-Americana e Caribenha de Solidariedade com Cuba, que terá sua primeira reunião no México em 2025.
Abordou também o trabalho com os jovens e a criação da Brigada Juvenil de Solidariedade com Cuba, que agora se organiza pela segunda vez e da qual participam membros de vários países da região.
O encontro, realizado no Instituto de Ciências Alejandro Lipschutz, nesta capital, foi animado pelos músicos Sergio Gutiérrez e Leo Candia.
Também participaram Rosario Rodríguez, primeira secretária da embaixada de Cuba no Chile, outros membros da delegação diplomática e representantes da organização de residentes cubanos Raíces Cubanas.
A delegação do ICAP iniciou segunda-feira a sua visita com uma homenagem ao falecido Presidente Salvador Allende e realizou uma extensa agenda de trabalho que incluiu reuniões com a Brigada de Propaganda Popular e o Sindicato da Construção.
Também foi recebida pelo presidente do Partido Comunista do Chile, Lautaro Carmona, e por membros da comissão política e de relações internacionais dessa organização.
jha/car/cm