O registro foi aprovado durante a décima oitava sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que se reúne no Botswana de 4 a 9 de dezembro.
A cidade de Harar torna-se assim a primeira cidade do país a acolher duas heranças: os festivais históricos Jugol e Shuwalid.
O festival Shuwalid marca o fim de seis dias de jejum para compensar as omissões durante o Ramadã e é celebrado nos santuários de Aw Shulum Ahmed e Aw Akebara, localizados nos portões de entrada principal da cidade murada de Harar.
Súplicas e canções espirituais iniciam a tradição, seguidas de leitura das escrituras, música e dança, e concluindo com palavras de bênção.
A ocasião une membros da comunidade de todas as idades e géneros e serve como uma plataforma para os anciãos da comunidade partilharem os seus conhecimentos.
Da mesma forma, abençoam as próximas gerações e transmitem valores culturais, normas e tradições aos jovens.
É considerada uma plataforma de transmissão de artes performativas, tradições orais, vestimentas tradicionais e outros elementos culturais, além de promover a coesão social e o sentido de identidade.
oda/rmn / fav