Essa coprodução com Argentina, Dinamarca, França, Alemanha, Reino Unido e Taiwan, descrita pelos críticos do El País como uma denúncia histórica com a verve de uma aventura selvagem e adulta, é o candidato do país do sul ao Oscar.
De acordo com o site Filmaffinty, o filme conta a história do final do século XIX, quando as fazendas de ovelhas ocupavam cada vez mais território na Patagônia chilena.
Em 1893, Segundo, um mestiço chileno, Maclenan, um militar inglês, e Bill, um mercenário americano, partem em uma expedição a cavalo para demarcar e reivindicar terras que o Estado concedeu ao latifundiário José Menéndez.
O que começou como uma expedição administrativa se transformou em uma violenta caçada aos Onas, os nativos ameríndios do arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul do continente, agora um território dividido entre os estados da Argentina e do Chile.
The Settlers chega a Havana com indicações este ano para melhor filme nos festivais de cinema de Cannes, França; Tóquio, Japão; e para melhor filme latino-americano em Mar del Plata, Argentina; e para os prêmios Forqué, concedidos pela associação de produtores Egeda da Espanha.
ro/mml/bm